Home » » Como entender a linguagem usada no julgamento do mensalão?

Como entender a linguagem usada no julgamento do mensalão?

Seguindo a linha aplicada aqui ao blog, que é a de entender melhor alguns assuntos jurídicos, indico esta excelente matéria feita pelas repórteres Mariana Oliveira e Nathalia Passarinho, ambas do site g1.com.br.


"Adredemente", "cominações", "pálio", "transmutação", "liame" são palavras que não fazem parte da linguagem cotidiana, mas são comuns na fala dos ministros do Supremo Tribunal Federal durante os julgamentos.


As definições das palavras têm como base o "Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" e o "Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa".


Na avaliação do professor de Português ,Sergio Nogueira, as palavras poderiam ser substituídas por sinônimos porque a maioria dos cidadãos não sabe o que significam. "É uma tradição da linguagem jurídica. Vem de longa data. [...] Embora exista um esforço para mudar este estado de coisas por parte de alguns juízes e desembargadores, a maioria ainda continua preso a essa tradição que, a meu ver, torna difícil a compreensão das mensagens em geral."


Clique Aqui e veja na matéria completa uma tabela com algumas declarações dos ministros e seus respectivos significados.

 


Jika Anda menyukai Artikel di blog ini, Silahkan klik disini untuk berlangganan gratis via email, dengan begitu Anda akan mendapat kiriman artikel setiap ada artikel yang terbit di Creating Website

0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Comunicando Direito - All Rights Reserved
Template Modify by Creating Website
Proudly powered by Blogger