Home » » As medidas devem ser iguais

As medidas devem ser iguais


É comum ver pessoas exigindo, que um acusado de crimes seja punido pelo que fez que pague pelos erros que cometeu e que a justiça seja feita. Porém muitas das vezes (e por que não dizer em todas), despreza se o fato de que o acusado, além de ainda estar na condição de possível suspeito e não poder ser condenado culpado, tem direito a defender se perante a lei assim como as pessoas que o acusam o fazem. No entanto nem sempre esse direito é respeitado.


Geralmente se associa o direito de defesa a uma válvula de escape e que se o acusado for considerado inocente houve falhas no julgamento  ou a justiça não foi feita. É importante compreender que se é desejável que a justiça seja feita é fundamental que a outra parte tenha a oportunidade de se defender e apresentar a sua versão dos fatos ali apresentados. Pois, uma vez que o direito a defesa é desprezado, compromete - se então o processo da justiça o que em si já ocasiona uma injustiça.


E por que então isso acontece?


Infelizmente uma série de fatores leva alguns profissionais do Direito a deixarem o direito à defesa em segundo plano; a necessidade de autopromoção, o desejo de manter/criar uma boa imagem diante da sociedade e o interesse em reforçar e impor alguns valores pessoais. A mídia tem sua parcela de responsabilidade ao apresentar suspeitos e acusados como culpados e cobrar respostas urgentes da justiça (essa atitude da mídia é ocasionada na sua maioria das vezes por pressões internas e “necessidades de dar furos”, mas isto já é outro assunto).


O povo exige uma resposta rápida, visto que já se tem a idéia de que a justiça “somente funciona para os ricos”, as pessoas associam o direito de resposta do acusado a uma situação de escape e consequentemente de injustiça. É preciso compreender que se espera obter a justiça em um processo é necessário compreender e respeitar todas as partes, independente do resultado.
Jika Anda menyukai Artikel di blog ini, Silahkan klik disini untuk berlangganan gratis via email, dengan begitu Anda akan mendapat kiriman artikel setiap ada artikel yang terbit di Creating Website

0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Comunicando Direito - All Rights Reserved
Template Modify by Creating Website
Proudly powered by Blogger